07 março 2007

Matéria para aula dia 09 de Fevereiro 2007 (cont)

3.3 - Captura de imagens:
Os dispositivos de captura de imagem digital mais comuns são:

1 - Scanners;
2 - Máquinas fotográficas digitais

1- Captura de imagens através do Scanner:

1.1 - Tipos de Scanners:
Os scanners mais usados são: planos, de tambor e de mão.

1.2 -Modo de funcionamento:
Os scanners baseiam-se no principio da reflexão da luz, isto é, a imagem a digitalizar é iluminada de forma a que a luz reflectida é captada por sensores que transformam este sinal de luz num sinal eléctrico.

Existem 3 tipos de sensores:
1. Photo Multiplier Tube (PMT) - é usado em scanners de tambor, que são mais sofisticados e mais caros e que são utilizados principalmente na indústria gráfica, para impressões de alta qualidade.

2. Charge Coupled Device (CCD) - é usado em quase todos os scanners domésticos. Este tipo de sensor transforma a luz reflectida em sinais eléctricos, que por sua vez, são convertidos em bits através de um circuitodenominado conversor analógico-digital.

3. Contact Image Sensor (CIS) - usa uma tecnologia que veio substituir os espelhos e lentes usados nos scanners com sensores CCD por uma série de LED(LED é a sigla em inglês para Light Emitting Diode, um dispositivo semicondutor emissor de luz) vermelhos, azuis e verdes para produzir uma luz branca.

2- Captura de imagens através da máquina fotográfica digital:

2.1 - Modo funcionamento:
Uma máquina fotográfica digital é, em muitos aspectos, semelhante a um scanner, com a excepção de que quando a imagem é capturada, a máquina fotográfica, não emite, mas recebe luz.
A máquina fotográfica digital baseia-se num conjunto de sensores (CCD) que capturam a luz e produzem determinadas cargas eléctricas, dependendo das diferentes intensidades de luz, e de um conversor analógico-digital que transforma as cargas eléctricas em dados digitais. Ao contrário do scanne, a máquina fotográfica digital captura a imagem de uma só vez.