3. Formatos de ficheiros
3.1 - Compressão
As técnicas de compressão de imagem podem ser de dois tipos:
- Compressão sem perdas:quando a compressão, seguida pela descompressão, perserva integralmente os dados da imagem. A técnica RLE (run-length encoding) pertence a este tipo e é suportada pelos formatos TIFF, BMP, etc;
- Compressão com perdas:quando a compressão, seguida da descompressão, leva à perda de alguma informação da imagem.
3.2 - Formatos mais comuns
Os programas de computador que trabalham com imagens, genericamente, estão divididas em duas categorias:
1-Programas bitmap (imagem):baseado num mapa de bits;
Definição:
-Nestes programas as imagens são constituídas por uma grelha de pequenos quadrados, chamados píxeis. Cada quadrado está localizado de uma forma exacta e é representada por coordenadas segundo uma linha e uma coluna. As imagens são trabalhadas ao nível do píxel e não de um objecto que esteja representado.
Caraterísticas:
- Capacidade de trabalhar imagens como fotografias, imagens digitalizadas de câmaras de filmar e fotografias ou scanners, com uma grande variedade de cores, tons e formas;
- A maioria dos programas do Windows podem ler, importar, exportar ou converter formatos do tipo bitmap.
Vantagens:
- Qualquer imagem pode ser gravada em bitmap, possuindo recursos de fácil manipulação e tratamento;
- Uma das razões que fazem parecer realistas as imagens é que os programas bitmap podem trabalhar ao nível do píxel uma vasta gama de cores disponíveis.
Desvantagens:
- Quando uma imagem neste tipo de programa, não é fácil alterar partes da imagem, isto é, não é possível clicar numa parte da imagem e movê-la para outro lado.
- Quando se utiliza este tipo programa, as imagens com qualidade dependem da sua resolução e da profundidade das cores. Assim, as imagens em bitmap de alta resolução geram ficheiros de tamanho muito grande.
Aplicação:
- Este formato é utilizado para imagens complexas, com grandes detalhes.
2-Programas vectoriais (gráficos ou desenho):baseado em fórmulas matemáticas.
Definição:
- Os gráficos ou desenhos vectoriais são descritos por equações matemáticas que representam uma série de elementos bidimensionais (2D), com linhas, rectângulos, polígonos, curvas, etc., ou tridimensionais (3D), como sólidos ou outros volumes.
Caraterísticas:
- Os elementos contidos em desenhos vectoriais podem ser facilmente deslocados e redimensionados. Muitas vezes basta clicar e arrastar o objecto, que o computador torna a calcular a nova posição;
- Quando se trabalha neste tipo de programas não se mexe na resolução da imagem. A qualidade de uma imagem vectorial não é baseada na resolução da imagem (ppi), mas na resolução do dispositivo de saída (dpi). Sendo assim, estes programas geram ficheiros muito mais pequenos do que os criados em programad bitmap. Se quisermos ter uma imagem com uma boa resolução de impressão, basta termos uma impressora de alta resolução e criar a imagem num programa vectorial.
Vantagens:
- Como a qualidade da imagem, neste programa, não depende da sua resolução, os seus ficheiros têm tamanhos mais que os criados com programas bitmap.
Desvantagens:
- Necessitam de tempo de processamento para transformar os dados gráficos em imagem (rendering).
Aplicação:
-É utilizado para criar logótipos e símbolos que podem fazer variar oe seus tamanhos, em modelizações 3D, uma vez que são representações matemáticas, etc.
Tipos de Formatos
BMP (Bitmap): é um formato muito utilizado, por causa do programa de pintura do windows, o Paint. É um formato que não inclui nenhum algoritmo de compressão.
GIF (Grafhics Interchange Format): é um formato com compressão sem perdas, isto é, não perde a qualidade quando é alterado o seu tamanho original. São ficheiros que ocupam um pequeno espaço no Pc, sendo ideais para o desenvolvimento de páginas para a Internet. Este formato não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor) e é lido por muitos programas.
O seu sucesso na Web deve-se a duas particularidades: a transparência e a animação. Pois este formato permite definir uma cor de fundo como transparente, como também pode ser configurado para aceitar várias imagens que se abrem com um certo movimento.
JPEG(JOINT PHOTOGRAPHIC GROUP): É muito usado para compressão de ficheiros, com vários níveis de compressão com perdas, o que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem. Este é um formato especial para trabalhar em páginas Web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, às vezes, menores do que os do formato GIF.
PCX (Pc Paintbrush): é muito usado para aplicações da empresa Zsoft Corporation , que utiliza a compressão com e sem perdas, e que é lido por vários programas.
PDF (Portable Document Format): é um formato criado com o programa Adobe Acrobat. Este formato é muito utilizado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros Pc, por rede ou por outro suporte, bastando que o outro Pc tenha instalado o Adobe Acrobat Reader.
PNG (Portable Network Graphics): é um formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor muito elevada.
TIFF (Tagged Image File Format): é um formato sem compressão, muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização . É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem, sendo o formato ideal para o tratamento de imagens antes de ser convertida para qualquer formato.