Trabalho para a aula do dia 07-01-2008 - Unidade 2
Após uma exaustiva pesquisa na Internet, responda, em comentários, às questões que se seguem, relaccionadas também,com a unidade sobre Conceitos Básicos de Multimédia:
1 - Identifique os tipos de produtos multimédia que existem, tendo em atenção a forma como estes são desenvolvidos.
2 - Distinga os tipos de produtos multimédia baseados no tempo dos baseados em páginas.
3 - Distinga sinal analógico de sinal digital.
4 - Identifique as três fases necessárias ao processo de digitalização (representação digital) de um sinal analógico.
5 - Diga em que consiste a amostragem de um sinal.
6 - Diga em que consiste a quantização de um sinal.
7 - Diga em que consiste a codificação de um sinal.
1 - Identifique os tipos de produtos multimédia que existem, tendo em atenção a forma como estes são desenvolvidos.
2 - Distinga os tipos de produtos multimédia baseados no tempo dos baseados em páginas.
3 - Distinga sinal analógico de sinal digital.
4 - Identifique as três fases necessárias ao processo de digitalização (representação digital) de um sinal analógico.
5 - Diga em que consiste a amostragem de um sinal.
6 - Diga em que consiste a quantização de um sinal.
7 - Diga em que consiste a codificação de um sinal.
10 Comments:
1- Baseados no tempo e baseados em pagina
2- Baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial, ex.: jornais, revistas, etc.…
Baseados no tempo São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo, ex.: criação de um filme ou animação.
3- Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Sinal digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isto significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito.
4- Amostragem; quantificação; codificação
5- É o processo de discriminação temporal de um sinal descontínuo. Amostragem pode ser definida como o processo de medição instantânea de valores de um sinal analógico em intervalos regulares. O intervalo entre as amostras é determinado por um pulso de sincronismo e a sua frequência é chamada de taxa de amostragem
6- É o processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores.
7- Significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados
Tiago Dias nº 17
5:21 da tarde
1 - Os tipos de produtos multimédia que existem, tendo em atenção a forma como estes são desenvolvidos são: baseados no tempo e baseados em páginas.
2 - Os tipos de produtos multimédia baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação, os baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
3 - Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo de sinal digital, e sinal digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude.
4 - As três fases necessárias ao processo de digitalização (representação digital) de um sinal analógico são: amostragem, quantização e codificação de um sinal.
5 – A amostragem de um sinal é a discretização do sinal analógico original no tempo.
6 – A quantização de um sinal é a discretização da amplitude do sinal amostrado.
7 – A codificação de um sinal é a atribuição de códigos (geralmente binários) às amplitudes do sinal quantizado.
Pedro Moreira e Tiago Silva
5:21 da tarde
1 Dinâmicos
Estáticos
2 Baseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado
Baseados no tempo
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Em ambos os tipos de produtos multimédia (baseados em páginas ou no tempo) as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição dos conteúdos.
3 Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um velocímetro analógico de ponteiros, um termômetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer decodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente. Para entender o termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo digital.
Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito.
4
1. Amostragem
2. Quantização
3. Codificação
5 Amostragem: Discretização do sinal analógico original no tempo.
6 Quantização: Discretização da amplitude do sinal amostrado.
7 Codificação: Atribuição de códigos (geralmente binários) às amplitudes do sinal quantizado.
5:25 da tarde
áá1 - Identifique os tipos de produtos multimédia que existem, tendo em atenção a forma como estes são desenvolvidos.
Os tipos de produtos multimédia são os produtos baseados no tempo e os baseados em páginas.
2 - Distinga os tipos de produtos multimédia baseados no tempo dos baseados em páginas.
çãçõçéááBaseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado
Baseados no tempo
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
3 - Distinga sinal analógico de sinal digital.
ááSinal analógico é um tipo de sinal continuo que varia em função do tempo. Um velocimetro analógico de ponteiros, um termómetro analógico de mercurio, uma balança analógica de molas são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer decodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente. Para entender o termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo
4 - Identifique as três fases necessárias ao processo de digitalização (representação digital) de um sinal analógico.
ááAmostragem; quantificação; codificação
5 - Diga em que consiste a amostragem de um sinal.
ááÉ o processo de discriminação temporal de um sinal descontínuo. Amostragem pode ser definida como o processo de medição instantânea de valores de um sinal analógico em intervalos regulares. O intervalo entre as amostras é determinado por um pulso de sincronismo e a sua frequência é chamada de taxa de amostragem.
6 - Diga em que consiste a quantização de um sinal.
ááÉ o processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores.
7 - Diga em que consiste a codificação de um sinal.
ááSignifica a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.
5:27 da tarde
Ana Ribeiro e Andreia Bessa
1. Os tipos de multimédia são: Os produtos baseados no tempo e os produtos baseados em páginas.
2.Os baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Em ambos os tipos de produtos multimédia (baseados em páginas ou no tempo) as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição dos conteúdos.
Os basados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado
3.Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um velocímetro analógico de ponteiros, um termômetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer decodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente. Para entender o termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo digital.
Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito.
4.As três fases necessárias ao processo de digitalização são:
Amostragem, quantização e codificação
5. Amostragem é o processo de discriminação temporal de um sinal descontínuo.
6. Quantização é o processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores.
7. Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.
5:27 da tarde
Vitor Miranda nº19
1 – Produtos baseados no tempo e produtos baseados em pagina
2 - Baseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado
Baseados no tempo
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Em ambos os tipos de produtos multimédia (baseados em páginas ou no tempo) as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição dos conteúdos.
3 - Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um velocímetro analógico de ponteiros, um termómetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, são exemplos de sinais lidos de forma directa sem passar por qualquer descodificação complexa, pois as variáveis são observadas directamente. Para entende Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito. O termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo digital.
4 - As três fases necessárias ao processo de digitalização (representação digital) de um sinal analógico são: amostragem, quantização e codificação
5 - Amostragem é o processo de discriminação temporal de um sinal descontínuo
6 - quantização é o processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores.
7-Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.
5:33 da tarde
1-Baseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
-Baseados no tempo
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
2-
Baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial, ex.: jornais, revistas, etc.…
Baseados no tempo São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo, ex.: fazer um filme.
3-
Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo de sinal digital. O sinal digital é um sinal com valores discretos no tempo e amplitude.
4-
As três fases que são processo de digitalização de um sinal analógico são: amostragem, quantização e codificação de um sinal.
5 –
Quando à amostragem de um sinal é a discretização do sinal analógico original no tempo.
6 –
A quantização de um sinal é a discretização da amplitude do sinal amostrado.
7 –
A codificação de um sinal é a atribuição de códigos às amplitudes do sinal quantizado.
Simão Silva. Nº15 e Jorge Teixeira Nº7
5:34 da tarde
1-Os diferentes tipos de produtos multimédia que existem são: tipos de produtos multimédia baseados no tempo e os produtos baseados em páginas.
2- Os que são baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Em ambos os tipos de produtos multimédia (baseados em páginas ou no tempo) as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição dos conteúdos.
Os basados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado.
3-Um sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Enquanto que o sinal digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude.
4- Amostragem, quantização e codificação.
5- A amostragem de um sinal consiste na discriminação do sinal analógico original no tempo.
6- O efeito de quantização é dado pela impossibilidade de se medir um range infinito de valores de intensidade dos pixeis. Portanto a quantização, ou discretização, é a codificação dos valores contínuos de um sinal em intervalos discretos. Em geral os equipamentos só medem 8 bits, correspondentes a 256 níveis de cinza, mas a tecnologia actual chega a 24 bits. O número de bits por pixel corresponde ao número de cores ou tons de cinza que podem ser representados. Na figura a seguir mostramos a mesma imagem em 8, 4 e 2 bits por pixel.
7- Significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.
Celso e Pedro Lopes
5:35 da tarde
1-baseados no tempo e baseados em páginas.
2-Baseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Baseados no tempo
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo.
3-Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um velocímetro analógico de ponteiros, um termômetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer decodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente. Para entender o termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo digital.
4-- Amostragem; quantificação; codificação
5-É o processo de discriminação temporal de um sinal descontínuo.
6-Quantização: Discretização da amplitude do sinal amostrado.
7- Codificação:
Atribuição de códigos (geralmente binários) às amplitudes do sinal quantizado.
5:37 da tarde
1 - Os tipos de produtos multimédia que existem,
tendo em atenção a forma como estes são desenvolvidos são:
baseados no tempo e baseados em páginas.
2 - Os tipos de media estáticos ou baseados em páginas são, portanto,
constituídos por elementos de informação independentes do tempo,
que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto,
modelos gráficos ou conjuntos de pixeis. Estes elementos podem ser apresentados
em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar. Exemplos: Livros, revistas e jornais. Algumas ferramentas de trabalho:
Por outro lado, os tipos de media dinâmicos
ou baseados no tempo incluem os tipos de informação
multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua
ao longo do tempo. Por outras palavras, o tempo faz parte
do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto
é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico
for modificada, o significado do conteúdo pertencente a um dos tipos
de media dinâmicos também se altera.
3 - Sinal analógico é um tipo de sinal
contínuo que varia em função do tempo
de sinal digital, e sinal digital é um sinal
com valores discretos no tempo e amplitude.
4 - As três fases necessárias ao processo de digitalização,
representação digital, de um sinal analógico são: amostragem,
quantização e codificação de um sinal.
5 - A amostragem de um sinal é a discretização do sinal
analógico original no tempo.
6 - A quantização de um sinal é a discretização
da amplitude do sinal amostrado.
7 - A codificação de um sinal é a atribuição de códigos,
geralmente binários, às amplitudes do sinal quantizado.
5:42 da tarde
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